quarta-feira, 9 de março de 2011

Monteiro Lobato

Hoje encontrei um site muito bacana com alguns pensamentos de Monteiro Lobato e tirei de lá algumas frases favoritas, que gostaria de guardar e compartilhar ;)

Bjs

"Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que o homem fez no mundo teve início de outra maneira - mas já tantos sonhos se realizaram que não temos o direito de duvidar de nenhum."
(Mundo da Lua, 1923)

"Nada de imitar seja lá quem for. (...) Temos de ser nós mesmos (...) Ser núcleo de cometa, não cauda. Puxar fila, não seguir."
(Carta a Godofredo Rangel, São Paulo, 15/11/1904)

"Todos os nossos males, econômicos, financeiros e morais, (...) provêm de uma causa única: pobreza, anemia econômica. Vou além: miséria."
(Carta a Alarico Silveira, Nova York, 3/5/1928)

"Há dois modos de escrever. Um, é escrever com a idéia de não desagradar ou chocar ninguém (...) Outro modo é dizer desassombradamente o que pensa, dê onde der, haja o que houver - cadeia, forca, exílio."
(Carta a João Palma Neto, São Paulo, 24/1/1948)

"A primeira vítima da televisão vai ser a velha e boa Saudade, que no fundo é filha da Lentidão e da Falta de Transportes. A saudade desaparecerá do mundo. Em breve futuro a palavra 'longe' se tornará arcaísmo."
(Carta a Godofredo Rangel, Nova York, 17/8/1928)

"O meio de combater uma idéia é lançar ao seu encontro uma idéia melhor. (...) Nunca no mundo uma bala matou uma idéia."
(Prefácio a Georgismo e comunismo, 1948)

"Porque para o homem o clima 'certo' é um só: o da liberdade. Só neste clima o homem se sente feliz e prospera harmoniosamente. Quando muda o clima e a liberdade desaparece, vem a tristeza, a aflição, o desespero e a decadência."
(O Minotauro, 1939)

"A mulher não é inferior nem superior ao homem. é diferente. No dia em que compreerdemos isso a fundo, muitos mal-entendidos desaparecerão da face da terra."
(Prefácio ao livro No carinho da luz, de Josefina Sarmento Barbosa, 1921)

"A coisa que menos me mete medo é o futuro."
(Carta a Godofredo Rangel, Rio de Janeiro, 8/11/1925)

Nenhum comentário:

Postar um comentário